20 de abril de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 47



Filme: Juno
Actriz: Ellen Page

por Miguel Pontares

Nem só de uma boa banda sonora se faz o fresco, descontraído, cómico e feminista (Vanessa, If you're still in, I'm still in) 'Juno'.
    Juno MacGuff é uma jovem adolescente de 16 anos que descobre que está grávida do seu "namorado" Paulie Bleeker (Michael Cera). Eu sei, é chocante imaginar que o Michael Cera com aquela cara seria capaz de engravidar alguém... Camada a camada, vou desconstruir a rapariga que quando questionada "Quanto tempo falta?" pensa que se estão a referir ao fim do secundário e não ao fim da gravidez.
    Para além de todas as suas decisões e da forma madura como progressivamente encara a gravidez - refuta o seu instinto inicial de abortar e mais tarde procura encontrar o casal certo para adoptar o seu futuro filho -, há muita coisa na personagem de Ellen Page que a torna inesquecível. É impossível não criar empatia com ela. Primeiro, pela extrema naturalidade que Page emana, e depois pela personalidade de Juno - o sarcasmo no ponto, sem problemas em dizer o que pensa, sem se importar com o que pensam dela, como se vivesse num mundo aparte, um mundo sem governo mas do qual ela seria rainha na mesma.
    Mas ela não é de um mundo aparte. É deste. E nesta realidade, Juno lida com assuntos acima do nível de maturidade esperado para a sua idade, mantendo ao mesmo tempo um sentido de humor único e próprio - como exemplo, diz a dada altura ao casal que pretende adoptar o seu filho que talvez fosse melhor eles irem buscar a criança à China, uma vez que lá provavelmente dão os miúdos como se fossem iPods, distribuindo-os com aqueles aparelhos que disparam t-shirts nos estádios.
    'Juno', o melhor de Jason Reitman até agora e escrito pela polémica Diablo Cody, enquadra-se naquela classe de filmes honestos e simples como '500 Days of Summer' e 'Silver Linings Playbook' e a sua força deve-se 90% à personagem principal. Juno MacGuff é aquela rapariga capaz de baixar a guarda a qualquer rapaz, facilitando a interacção e a amizade; é fonte de carisma com episódios de vulnerabilidade (I just need to know that it's possible that two people can stay happy together forever). Não é hipster, é indie, alternativa. É uma canção dos The Moldy Peaches que ganhou vida.
    E sim, a cereja no topo do bolo é o seu bom gosto musical (mérito de Ellen Page que acrescentou os The Moldy Peaches e Cat Power à banda sonora).
    Nestas 100 personagens, esta vale por 2 ou não fosse ela a única personagem grávida. E só isso já chegaria para fazer dela alguém especial. 


← Anterior (48)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (46) →                                                                                                                                                                                      

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário