29 de abril de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 43



Filme: La vita è Bella
Actor: Roberto Benigni

por Tiago Moreira

    «Un'altra te, Dove la trovo io? Un'altra che, Sorprenda me»... Peço desculpa. Foi um devaneio. O espírito italiano invadiu-me esta semana. Sabem porquê? Porque a nossa personagem de hoje é um sempre bem disposto italiano, para contrastar com o Eros Ramazzotti. Há muitos filmes sobre o Holocausto, mas tenho para mim que este é um dos melhores. Obviamente que há Schindler's List - um dos filmes com melhor pontuação no IMDb -, mas este tem toda uma carga emocional diferente. E é aí que entra Roberto Benigni.
    Benigni não só foi um dos escritores do enredo, como também foi o próprio realizador do filme e actor principal, dando vida ao nosso Guido. Schindler's List já tinha trazido em 1993 todo o horror que foi o Holocausto ao grande ecrã. Porém, Benigni decidiu criar outro drama sobre o tema, mas com um toque genial de comédia. Podia correr mal? Podia... Bastante mal, até. Mas não correu.
    Guido era judeu e tinha uma família completamente feliz. Só que a certa altura foi enviado para um campo de concentração juntamente com o seu pequeno filho Giosuè. Guido sabia de todo o mal que aí vinha, mas nunca deixou que o seu filho se apercebesse. E é aí que está a essência do filme. Do início ao fim, Guido protege o seu filho de todos os horrores que os rodeava. Conseguiu fazer crer Giosuè que tudo aquilo não passava de um jogo e usou a sua imaginação e bom humor para levar essa pequena grande mentira até ao fim. Quem não viu o filme... Que veja. O fim é provavelmente um dos momentos mais emocionais do cinema mundial. Os mais sensíveis que se munam de lencinhos porque bem vão precisar.
    Uma história muito forte que mostra de forma simples e natural um amor entre pai e filho num ambiente catastrófico como o que se viveu na Segunda Guerra Mundial. Roberto Benigni viu o seu trabalho reconhecido mundialmente na 71ª edição dos Óscares, em 1999. Para além de ter vencido o Óscar de melhor actor - suplantando Tom Hanks em "O Resgate do Soldado Ryan" e Edward Norton em "América Proibida" -, venceu ainda os Óscares de melhor filme de língua estrangeira e de melhor banda sonora original. Para além dos prémios, Roberto Benigni esteve nomeado para melhor realizador e viu ainda o seu trabalho receber as nomeações para melhor filme, melhor argumento original e melhor edição.


← Anterior (44)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (42) →                                                                                                                                                                                  

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário