9 de março de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 60



Filme: The Shining
Actor: Jack Nicholson

por Miguel Pontares

    Pois bem, hoje vou entrar a pés juntos. Assim à bruta, com uma curiosidade. 'The Shining' não só não foi nomeado para qualquer óscar, como esteve nomeado sim para os Razzies (os piores do ano, distinguidos sempre na noite anterior à da Academia). Olhemos para o céu, e sigamos à frente.
    Stanley Kubrick (génio incompreendido?) adaptou o livro de Stephen King e conseguiu o filme de terror mais puro do Cinema. Simplesmente porque 'The Shining' aflige o subconsciente, assemelhando-se a um pesadelo que estamos a ter de olhos abertos. Uma coisa é certa: ver 'The Shining' quando somos mais novos é diferente de o vermos já crescidos. E é engraçado deixarmos os anos passar entre as duas vezes, e perceber quais eram as imagens que tínhamos guardado na nossa memória - duas gémeas, um mar de sangue a aproximar-se, por exemplo.
    No centro do filme passado no Overlook Hotel está este Jack Torrance. Quer aceitemos o universo 'The Shining' como uma insanidade provocada pela "febre da cabana" ou pela miscelânea de fantasmas e reencarnações, Jack é sempre inesquecível. Em linhas gerais, Jack Torrance é contratado para cuidar do Overlook Hotel na época em que não tem clientela - de Novembro a Maio - e fica confinado, com a sua mulher Wendy e o seu filho Danny (uma criança com poderes telepáticos, o tal "brilho" que dá o nome ao filme e ao livro). A montanha-russa de momentos estranhos e psicadélicos conduz Jack Torrance, um alcoólico recuperado/ escritor à procura de inspiração, à tentativa de homicídio da sua mulher e do seu filho. Jack Torrance é o homem que grita "Here's Johnny!" (um improviso de Jack Nicholson, a parafrasear Johnny Carson) enquanto destrói uma porta com um machado, o homem que "acorda" o Overlook Hotel e o seu lado negro e perturbador.
    Ficou famoso o lendário perfeccionismo de Kubrick (realizou também '2001: A Space Oddisey, A Clockwork Orange, Full Metal Jacket e Dr. Strangelove, entre outros, mas 'The Shining' pode ser visto como a sua obra-prima, até pela quantidade de debates, estudos e reflexões que provocou posteriormente), e Jack Torrance é a "reencarnação" ou representação perfeita do melhor que o realizador deixou no Cinema. 'The Shining' reúne um conjunto de pormenores e cenas difíceis de esquecer, desde a célebre fotografia final, ao diálogo entre Torrance e Grady na casa-de-banho, passando pelo labirinto e pelas visões de Danny, sem deixar de fora a cena que se estende desde o momento em que Wendy descobre o material escrito pelo marido (a frase All work and no play makes Jack a dull boy repetida infinitas vezes) e culmina numa porta destruída à machadada. Essa cena, repetida ao longo de 127 exasperantes takes, contém um Jack Nicholson que não pisca os olhos enquanto - possuído ou louco - persegue e fala com a mulher. Não é Anthony Hopkins em 'The Silence of Lambs' em que pisca apenas os olhos 1 vez durante todo o filme, mas é assustadoramente incrível e a prova da entrega de Nicholson ao papel. Podem esperar mais Jack Nicholson neste Top 100, o actor cuja carreira merecia dar um filme (com DiCaprio a interpretá-lo, para felicidade do meu amigo Daniel Machado e minha) e que venceu 3 óscares (tantos como Meryl Streep, Daniel Day-Lewis, Ingrid Bergman e Walter Brennan, apenas batidos pelos 4 de Katharine Hepburn).
    É um pesadelo do qual não conseguimos acordar, e uma personagem que fica para sempre, não só no Overlook Hotel, como no nosso imaginário individual.  
    
← Anterior (61)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (59) →                                                                                                                                                                                       

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário