21 de janeiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 80



Filme: Memento
Actor: Guy Pearce

por Miguel Pontares


   
    E é por isto que Leonard Shelby merece constar nestas 100 personagens. Porventura a personagem do universo Nolan que melhor representa o que ele tem dado ao Cinema.
    Colocar aqui a cronologia correcta do que acontece a Leonard Shelby seria um spoiler demasiado grave, embora o que aqui está escrito tenha um elevado grau de crueldade para quem nunca viu o filme. Para quem já viu Memento, é bom ouvir Nolan a abordar a estrutura da narrativa, e porque não mergulhar nas teorias dos mais intensos fãs do filme, como esta.
    É alguém que pode ser entendido como minimamente linear no meio de repetições e testes à nossa memória que nos fazem entrar na sua mente baralhada, não sabendo - como ele - em quem confiar. A dicotomia Shelby/ Jenkins (brilhante o rápido frame na instituição psiquiátrica) é um dos pontos de interesse do filme e da personagem – podendo nós crer na versão de Teddy (Joe Pantoliano) ou na que Leonard conta a si mesmo. Claro que é mais interessante acreditarmos em Teddy, até porque Leonard é um homem cuja mente prega partidas. Inclusive a si mesmo. O homem que arrancou páginas do relatório da polícia sobre a morte da sua mulher, e que se manipula a si próprio numa busca incessante por um John/ James G., condiciona-se com método. Com um objectivo. Vingança. Embora pelo meio também seja usado por Natalie e Teddy.
    O brilhantismo dos irmãos Nolan (quase nunca é dado a Jonathan o crédito que merece), na construção da história de Lenny é a forma como as cenas a cores, cada qual mais recente do que a que vemos depois, se fundem no final com as cenas a preto e branco, sendo essas sequencialmente correctas. E, para além disto, quem é Leonard Shelby?
    Leonard Shelby é o protagonista de Memento, um homem incapaz de formar novas memórias depois de um grave incidente. Shelby (Guy Pearce) tem o corpo tatuado com lembretes – factos sobre um John G. que terá violado e morto a sua mulher -, diz a si próprio para se lembrar de Sammy Jenkins e confia nas anotações que vai apontando nas fotografias que tira com a sua Polaroid.
    São vários os filmes de Christopher Nolan em que o Tempo desempenha um papel essencial. Recentemente em Interstellar vimos o tempo a correr de forma diferente por fenómenos do Universo, e em Inception o tempo corria ao ritmo do sonho, do subconsciente. No entanto, é em Memento que o Tempo, por via da memória, brilha mais – o filme começa no fim, e termina no começo da história. E assim é este texto também. Cada parágrafo é uma cena, frase a frase seria demais. Este é o começo. O começo é o fim.

← Anterior (81)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (79) →                                                                                                                                                                                

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário