26 de janeiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 78



Filme: The Shawshank Redemption
Actor: Tim Robbins

por Tiago Moreira


   
    Aqui estou eu de volta à rubrica 100 Melhores Personagens de Filmes! E para contrastar com a personagem cómica que anteriormente escrevera, trago-vos um homem reservado, sábio, calculista e bastante revoltado com o seu momento de vida. Falo-vos de Andy Dufresne, representado no filme The Shawshank Redemption. Uma película escrita por Stephen King e realizado por Frank Darabont, em 1994, e que tem a melhor pontuação de sempre do IMDb - 9.3 - ficando à frente dos dois filmes de The Godfather.
    É sem dúvida uma história muito bem escrita e muito bem aproveitada quando passada para o grande ecrã. Todo o enredo contém pequenas pistas do que se vai passar no fim do filme, mas para quem não sabe do que o filme se trata, só numa segunda visualização é que vislumbra esses pequenos pormenores. Esse grande spoiler não terão neste texto. É o que posso garantir. Seria de uma maldade bastante atroz fazer-vos isso, caros leitores. Assim sendo, apenas vos contarei tudo muito superficialmente. Andrew foi condenado com duas prisões perpétuas por supostamente ter assassinado a sua mulher e o amante. Um homem de renome, banqueiro de sucesso, Andrew vê-se de um dia para o outro preso até ao fim dos seus dias na prisão de Shawshank. Um mundo ao qual eventualmente não se conseguiria adaptar, mas a verdade é que acaba por consegui-lo através dos seus próprios meios calculistas. Rapidamente faz amizade com Red - um indivíduo influente na prisão, responsável pelo mercado negro dentro da mesma. A vida na prisão não se afigurava fácil para Andrew, mas aos poucos - com a sua gigante paciência - foi conquistando tudo e todos. Desde os prisioneiros aos guardas mais desprovidos de sentimentos.
    E é isto que caracteriza Andy Dufresne. Aparentemente parecia ser um indivíduo reservado com algumas perturbações mentais, mas acaba por se mostrar um homem paciente e calculista para atingir os seus objectivos. Objectivos esses que se mantêm trancados a sete chaves até ao fim...

← Anterior (79)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (77) →                                                                                                                                                                        

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário