28 de janeiro de 2015

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 77



Filme: The Life of David Gale
Actor: Kevin Spacey

por Nuno Cunha (Escritor Convidado)



    Kevin Spacey, senhoras e senhores. Um actor que teve o seu auge de carreira nos finais dos anos 90 e inícios de 2000 em filmes marcantes como American Beauty e The Usual Suspects, e que agora volta a mostrar toda a sua qualidade na pele do diabolicamente ambicioso Frank Underwood, em House of Cards. 
    Mas indo ao que interessa, que é, neste caso, a vida do David Gale. Professor de Filosofia na Universidade do Texas, dono de uma inteligência acima da média, activista numa associação de luta contra a pena de morte, casado e pai de um filho. Este era David Gale antes da sua vida se começar a desmoronar. Acusado de violar uma ex-aluna, Gale rapidamente perde a aura de credibilidade e Idoneidade que sempre pairou sobre ele, vendo-se envolvido numa espiral de acontecimentos negativos que culmina com a morte da sua melhor amiga, confidente e parceira no combate à pena de morte, Constance Hallaway. Ironia das ironias (ou talvez não), David Gale é considerado o principal suspeito do crime e condenado à pena capital, ficando a aguardar a execução no corredor da morte.
    A poucos dias da execução, Gale decide dar uma entrevista exclusiva à jornalista Bitsey Bloom (Kate Winslet), que rapidamente começa a investigar todo o caso até perceber que há qualquer coisa que não bate certo, mesmo com todas as provas a apontarem numa só direcção. A dúvida que se vai mantendo e prolongando ao longo do filme é se a descoberta da verdade chegará ainda a tempo de alterar o destino de David Gale.
    O momento chave deste filme de Alan Parker acontece quando num debate televisivo contra o governador do Texas, e depois de ter usado habilmente todo o seu poder de retórica para apanhar o governante em contradição, David Gale não consegue responder ao desafio que lhe é lançado: provar que houve algum caso naquele Estado que tenha resultado erradamente numa condenação à morte.
Perante este cenário, Gale começa a sua busca pela resposta perdida, acreditando cada vez menos que a frase “inocente até prova em contrário” seja suficiente para impedir condenações injustas e que para provar que o sistema judicial norte-americano falha mesmo quando tudo parece fazer sentido, algo mais terá de ser feito.

    A Vida de David Gale não é, certamente, um filme que deva estar no top-of-mind da maioria dos espectadores quando o assunto é a pena de morte. No entanto, é talvez aquele que melhor explora o modo como esta pode não ser o melhor remédio para todas as doenças.
    A interpretação que Spacey consegue fazer (bem apoiado por Kate Winslet, diga-se) de um homem que se mantém fiel aos seus ideais de vida e crenças profundas desde o início ao fim, sobrepõe-se claramente a um filme que, apesar de partir de uma ideia forte e que podia dar pano para mangas, acaba por ter um desenvolvimento algo confuso e, por vezes, pouco coerente. 

← Anterior (78)                                                                                                                                                                                                              Seguinte (76) →                                                                                                                                                                                     

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário