22 de dezembro de 2014

100 Melhores Personagens de Filmes - Nº 93



Filme: (500) Days of Summer
Actor: 
Joseph Gordon-Levitt

por Tiago Moreira



    Esta personagem é dedicada a uma parte da população masculina. Muitos já estiveram no lugar de Tom em dado momento. Tom está integrado num filme de Marc Webb e escrito por Scott Neustadter e Michael H. Weber - (500) Days of Summer - que é um romance, mas não é uma história de amor. É a história de um rapaz que se apaixona por uma rapariga que não acredita no verdadeiro amor. Contudo, tudo parecia perfeito no início. Tom era um arquitecto formado que trabalhava numa empresa de cartões e não era capaz de ser verdadeiramente feliz sem encontrar o verdadeiro amor. Esta certeza que ele tinha em mente eram derivadas das influências musicais e cinéfilas da sua adolescência que sempre apontaram nesse sentido ilusório.
    Eis que certa altura, Tom Hansen conhece Summer Finn - sua nova colega do trabalho. Houve logo atracção à primeira vista, mas este achou-a fora do seu alcance. Isto até ao dia em que a mesma se interessou pelas músicas que ouvia. Tom apaixonou-se logo pela nova colega e confidencia aos seus amigos. Num jantar da empresa, um dos seus colegas - algo embriagado - acaba por confidenciar a Summer que Tom gosta dela. E o romance começa. Ambos se aproximam e começam a partilhar momentos juntos. Desde brincadeiras em lojas mobiliárias a passeios em jardins - nomeadamente, um dos locais preferidos de Tom. Mas como nem tudo é perfeito, Summer já tinha afirmado que não acreditava no verdadeiro amor e ambos acabam por ter a primeira discussão após uma briga num bar. Daí ao fim do namoro foi um instante. Summer começou a mostrar ausência de sentimento e interesse e Tom não sabia a razão. Até ao dia em que a jovem acaba mesmo por sair da empresa e se mudar. A nossa personagem acabou por ficar sem entender o que se passava...
    No fundo, muitos rapazes já passaram por isto e essa é uma das razões de o termos escolhido. Quem nunca viu o seu relacionamento sair fracassado sem saber realmente a razão? Não houve falhas, nem grandes problemas... Simplesmente acabou. Tom acaba por dizer que "ou ela é um ser-humano mau, sem sentimentos e miserável... ou é um robô" - e no fundo é o que muitos de nós acabamos por pensar nesta situação. E Tom acabaria por ficar ainda mais confuso e revoltado ao descobrir que pouco tempo depois Summer estava noiva e que afinal já acreditava no amor. Acontece a todos, Tom... Mas nós estamos solidários contigo e com todos os homens e mulheres nesta situação. E aprendam com o nosso personagem: Depois de um Verão (Summer) existe sempre um Outono (Autumn).

← Anterior (94)                                                                                                                                                                                                               Seguinte (92) →

Nota Editorial: A compilação/ organização e ordem das personagens deste Top é responsabilidade de Miguel Pontares e Tiago Moreira. Os textos tiveram a colaboração de Daniel Machado, Lorena Wildering, Nuno Cunha, Sara Antunes Santos e Carolina Moreira.
Foram tidos em consideração filmes lançados até 20 de Novembro de 2014. Mais informamos que poderão existir spoilers relativos às personagens e/ ou aos filmes que elas integram, passíveis de constar na defesa e caracterização de cada uma das 100 personagens.

0 comentários:

Enviar um comentário