28 de abril de 2014

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (25-49)

A época está a acabar, o Mundial está aí à porta e os rumores de transferências de jogadores (no estrangeiro e em Portugal) já começaram a ganhar forma. Num exercício especulativo, deixamo-vos 100 palpites de jogadores que irão agitar o próximo Verão, e algumas considerações. Tanto jogadores que pelo que fizeram nos seus campeonatos despertarão a cobiça, como elementos que têm tudo para fazer um bom Mundial ou ainda alguns jogadores que se deverão tornar excedentários nos seus plantéis.
    São palpites, e apenas isso, mas são 100 nomes a ter em conta, porque vão estar no radar de muitos emblemas.
    Neste 3.º artigo de 4, os destaques do lugar 25 ao 49.

25. Mats Hummels (Borussia Dortmund) - Mais caro que por exemplo, Garay, Mats Hummels é outro dos centrais que agitará este Verão. Uma vez que Thiago Silva é o alvo mais difícil, David Luiz e Hummels serão garantidamente os 2 centrais de Top para, por exemplo, a lista de Bayern e Barcelona. No entanto, Hummels não deverá querer trair os seus adeptos como Lewandowski e sobretudo Götze. E Klopp não deverá gostar da ideia de ver sair no mesmo período Reus e Hummels.

26. Alen Halilovic (Dínamo Zagreb) - Tal como Ter Stegen, o jovem croata já foi dado como certo no Barcelona da próxima temporada, mas sem ser 100% oficial. Um diamante por lapidar.

27. Eliaquim Mangala (Porto) - Na péssima temporada portista, Mangala e Fernando terão sido os únicos dois elementos capazes de escapar às críticas. O central francês, embora ocasionalmente cometa alguns erros estranhos, é um portento físico, um patrão fortíssimo no jogo aéreo dos 2 lados do campo. O Manchester City já o quis e seria certamente uma excelente contratação. Passar de Kompany-Demichelis a Kompany-Mangala era... bastante bom para Pellegrini.

28. Fábio Coentrão (Real Madrid) - Uma incógnita. Coentrão nunca foi realmente feliz em Madrid e, depois de ficar muito perto de ser emprestado ao Manchester United, neste Verão poderá sair. Pretendentes não irão faltar para o lateral das Caxinas, até porque Coentrão é sempre um dos jogadores que se agiganta em competições internacionais e vai sair em alta do Mundial. Pode acontecer o Real apostar nele a 100%, uma vez que está agora num bom momento, mas continua a ser um crime um clube ter Marcelo e Coentrão.

29. Jordy Clasie (Feyenoord) - A gritante ausência de Strootman no meio-campo holandês no próximo Mundial aumentará as responsabilidades de Clasie na Laranja Mecânica. Médio de execução perfeita, regular, com boa recepção, passe e posicionamento, vai dar o salto. Resta saber para onde. Teria o Everton capacidade financeira para o adquirir? Também na Holanda o capitão do Ajax, Siem de Jong, poderia finalmente fugir para um clube com outras aspirações uma vez que tem futebol para dar e vender.

30. Tim Krul (Newcastle) - Um guarda-redes com as características do holandês é um desperdício continuar no Newcastle. Com 26 anos, Krul já foi associado ao AC Milan e é alegadamente um dos desejos de Seedorf para a próxima época. Teremos mais um holandês a vestir a camisola do histórico de Milão?

31. Edinson Cavani (PSG) - A sua época de estreia ao lado de Ibrahimovic deixou-o quase sempre na sombra do avançado sueco e poderá dar-se o caso de algum plantel querer cometer uma loucura financeira e ter Cavani como figura de proa, algo que só o tempo poderia dar a Cavani em Paris. Em Inglaterra continua a ser altamente pretendido por mais do que um emblema.

32. Radamel Falcao (Mónaco) - A grave lesão retirou a Falcao boa parte da época e ainda se desconhece se estará apto ou não para marcar presença no Mundial como grande referência da Colômbia. O Mónaco, num projecto que assegurou a Champions, não deverá querer perder Falcao mas é inevitável que esteja entre no lote de avançados que despertarão cobiça (Diego Costa, Suárez, Cavani, Mandzukic, Agüero..).

33. Ciro Immobile (Torino) - Quando um jogador como Immobile faz a época que está a fazer num clube como o Torino... a transferência é uma consequência quase imediata. Era apontado juntamente com Gabbiadini como um dos grandes avançados italianos para o futuro, mas foi o único que esta época explodiu. É um finalizador nato, com as características habituais dos avançados italianos e formou esta temporada uma dupla temível com Cerci. A lógica demandaria um "salto" para um grande italiano, mas o futuro o dirá, até porque o Dortmund também parece estar à espreita (e que bem ficaria o italiano no modelo de Klopp).

34. Fernando (Porto) - A par de Mangala, um dos destaques inevitáveis do Porto. Sem dúvida o jogador mais regular dos dragões, sempre competente, mas claramente à procura de outros voos. É um trinco como já há muito poucos, um dos melhores do mundo na sua posição, e esta temporada evoluiu bastante a sua qualidade em posse. Falou-se do Manchester City, e é todas as épocas ligado ao futebol italiano.

35. Mehdi Benatia (AS Roma) - O central marroquino, um dos destaques da extraordinária campanha da Roma, é mais um dos nomes que poderão interessar a quem precisar de reforçar o centro da defesa. Um jogador fortíssimo e ligeiramente mais barato que os nomes mais sonantes.

36. Robin van Persie (Manchester United) - O próximo treinador do Manchester United terá, juntamente com a Direcção, muitas decisões a tomar. Van Persie não parece ser hoje em dia um jogador intocável no plantel dos red devils. Um regresso ao Emirates seria estranho, mas já aconteceram movimentações mais bizarras. Caso aconteça ser Van Gaal o técnico escolhido, embora Ancelotti seja o preferido de Sir Alex Ferguson segundo a imprensa, Van Persie poderia ter um importante aliado holandês.

37. Rodrigo (Benfica) - Embora o seu passe já tenha sido comprado por um fundo, ninguém sabe ao certo qual será o destino de Rodrigo. Precisamente por já não pertencer ao Benfica, imagina-se que rumará a outras paragens, mas graças ao estranho negócio que foi feito, só o Benfica saberá se tem ou não uma palavra a dizer sobre as propostas que surgirem. Os adeptos encarnados, embora já tenham assumido antecipadamente a sua venda, certamente desejarão continuar a assistir ao seu desenvolvimento enquanto futebolista. Com a recta final de época que está a ter, clubes interessados não deverão faltar.

38. Ross Barkley (Everton) - Com Roberto Martínez, Barkley teve uma evolução monstruosa como jogador. Ainda assim, estamos em crer que a melhor opção para o médio inglês seria ficar em Goodison Park. Recentemente surgiram notícias de que o Liverpool queria roubar o prodígio ao clube rival, e o Manchester United desde o Inverno que tem sido insistentemente cogitado como futuro destino de Barkley, que poderia seguir as pisadas de Wayne Rooney.

39. Juan Iturbe (Porto) - O Porto emprestou o extremo argentino ao Hellas Verona e Iturbe aproveitou para se fazer jogador. Tendo o Hellas Verona opção de compra não é de descurar a hipótese do clube-sensação do calcio comprar o jogador para o vender posteriormente por uma quantia superior. Certo é que a carreira de Juan Manuel Iturbe mudou esta temporada.

40. Romelu Lukaku | Lucas Piazón | Thorgan Hazard (Chelsea) - Mourinho já disse que o Chelsea não iria ser capaz de potenciar todos os jovens que tinha emprestados e por isso alguns serão certamente vendidos no próximo defeso, ou emprestados novamente. O Hazard mais novo e Piazón cresceram muito esta época, mas muito dificilmente terão lugar em Stamford Bridge. Piazón ainda poderia justificar um novo empréstimo, mas Thorgan Hazard começa a ter futebol a mais para estar emprestado algures. No caso de Lukaku, o mais sensato para Mourinho seria apostar nele mas, caso seja vendido, Everton e Tottenham parecem bem colocados para o contratar. A melhor opção para o avançado belga, caso seja vendido, seria manter-se sob o comando de Martínez.

41. Enzo Pérez (Benfica) - Um jogador no ponto. É assim Enzo Pérez. Com 28 anos, Enzo parece estar naquela idade que garante total rendimento para o Benfica, mas pode (felizmente para os encarnados) afastar o interesse dos "tubarões" por não ser um jogador com mais 7/ 9 anos pela frente. O melhor jogador da época do nosso campeonato seria titular de caras no meio-campo da Argentina no Mundial, mas Sabella parece não contar com ele. Por um lado é uma boa notícia para o Benfica, tal como em certa medida o despedimento de David Moyes. Isto porque Moyes viajou à Luz no Benfica-Porto para ver Garay, mas saiu de Lisboa com Enzo na carta para o Pai Natal veranil. Dissemos "em certa medida" porque, embora Moyes tenha abandonado o clube, o interesse em Enzo parece ter ficado instalado em Old Trafford, e a sua super-exibição contra a Juventus certamente só terá ajudado. 30 Milhões parece ser o preço de um jogador... sem preço.

42. Alexis Sánchez (Barcelona) - Um jogador com a qualidade de Alexis não pode ser um jogador que joga de vez em quando. Terá que perceber nesta janela de transferências qual será o seu papel no Barcelona e caso continue a ser um jogador de rotação, há muitos e bons clubes capazes de dar bastante dinheiro para assegurar os serviços do chileno. Outro elemento do Barça que poderá acabar por viajar para outro clube é Césc Fábregas. Césc era um dos melhores médios do mundo quando estava em Arsenal e a sua cotação em Inglaterra mantém-se intacta. Teremos regresso de Fábregas à melhor liga do planeta, passará a ter outro papel na Catalunha ou vai continuar a passar ao lado de uma carreira excepcional? Também Cristian Tello pode mudar de ares neste defeso que se avizinha.

43. Nani (Manchester United) - Supostamente será um dos jogadores que integrará a lista de jogadores para vender na eminente revolução em Manchester. Nani está numa fase da carreira em que precisa realmente de ser titular e sentir-se importante numa equipa, mesmo que dê um passo atrás a nível de clube e de folha salarial. Para o bem dele, e de Portugal.

44. Lazar Markovic (Benfica) - Os moldes nos quais chegou à Luz levam a crer que poderá ser um novo Ramires. No entanto seria inteligente, para o seu próximo clube ou para o fundo que o colocou na Luz, deixá-lo mais uma temporada de águia ao peito. A 1.ª época de Markovic foi impressionante mas algo irregular. Tem tudo para explodir no Benfica em 2014/ 15 e caso consiga manter sempre um alto nível, o nível que apresenta normalmente nos grandes jogos, será um dos melhores do mundo. O Liverpool e o Chelsea estão à cabeça nos interessados, mas seria bom continuar a vê-lo por cá a gritar "Benfica Sempre!".

45. Alberto Moreno (Sevilha) - Outro dos destaques do Sevilha nesta época, tal como Rakitic. Fazio cresceu bastante, Jairo mostrou que caso seja aposta regular vai dar craque e no ataque Vitolo e Bacca foram um perigo à solta, mas deverão continuar no clube. Alberto Moreno é mais um dos laterais esquerdos da moda. E justifica-o todos os jogos.

46. Yevhen Konoplyanka (Dnipro) - Deverá, juntamente com Yarmolenko, comandar o futuro da Ucrânia e parece ser um desejo de Brendan Rodgers para o Liverpool. Esteve perto de acontecer em Janeiro, veremos se o sonho se torna realidade neste Verão.

47. Hulk | Axel Witsel (Zenit) - André Villas-Boas não os quererá perder por nada mas tanto o extremo brasileiro como o médio belga têm neste Mundial 2014 a grande oportunidade da carreira para "fugirem" da Rússia para um grande clube e um grande campeonato. O problema está, claro, no preço a pagar porque o Zenit não quererá ter prejuízo face ao que gastou para adquirir os jogadores ao Porto e Benfica.

48. Shinji Kagawa (Manchester United) - Nani parece já não fugir à lista de dispensas, com Kagawa o caso é diferente. O japonês também estará à partida no conjunto de transferíveis mas, face ao incrível talento e qualidade de último passe e decisão, e ao facto de ainda não ter tido realmente uma oportunidade de dar seguimento ao que representava em Dortmund, talvez a sua situação dependa da opinião do próximo treinador. O facto do M. United ter Juan Mata no plantel não joga a favor do japonês. Que Nemanja Vidic irá sair de Old Trafford já é garantido também, veremos para onde. Futebol italiano para o sérvio?

49. Jackson Martínez (Porto) - É o melhor marcador da liga portuguesa mas teve uma temporada para esquecer. Foi uma sombra do que pode ser, mas deverá abandonar o Porto neste Verão. Pinto da Costa já se pronunciou e referiu que Mangala, Fernando e Jackson deveriam sair em breve.

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (1-24)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (50-75)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (76-100)

0 comentários:

Enviar um comentário