27 de abril de 2014

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (50-75)

A época está a acabar, o Mundial está aí à porta e os rumores de transferências de jogadores (no estrangeiro e em Portugal) já começaram a ganhar forma. Num exercício especulativo, deixamo-vos 100 palpites de jogadores que irão agitar o próximo Verão, e algumas considerações. Tanto jogadores que pelo que fizeram nos seus campeonatos despertarão a cobiça, como elementos que têm tudo para fazer um bom Mundial ou ainda alguns jogadores que se deverão tornar excedentários nos seus plantéis.
    São palpites, e apenas isso, mas são 100 nomes a ter em conta, porque vão estar no radar de muitos emblemas.
    Neste segundo artigo, os destaques do lugar 50 ao 75.

50. James Rodríguez (Mónaco) - Tem sido o melhor jogador do clube do Principado e, caso Falcao não vá ao Mundial, vai garantidamente carregar a Colômbia às costas. Vai terminar a temporada como um dos jogadores com mais assistências nas principais ligas europeias, contabilizando neste momento 12 tal como Reus, Bale, Fábregas e Suárez, e tendo apenas menos que Koke e Di María, com 13 e 14 assistências respectivamente. Ainda não é perceptível qual é a noção que os grandes clubes europeus têm do talento de James, mas o Mundial servirá para aguçar o apetite de muitos relativamente ao camisola 10 da Colômbia. Ainda assim, e tal como Falcao, o Mónaco quererá manter os seus melhores jogadores agora que o seu chorudo projecto alcançou lugar de Champions.

51. Nico Gaitán (Benfica) - Mercado nunca lhe falta, mas tem sido menos referido curiosamente na melhor época da sua carreira. Fez-se jogador, tornou-se regular e maduro a nível competitivo. Inteligente do ponto de vista táctico. Qualquer benfiquista desejará que Enzo e Gaitán continuem. Seria uma pena Gaitán ser vendido no ano em que mudou a postura, finalmente percebeu o que representava o Benfica e no qual disse pela 1.ª vez que gostaria de continuar no clube nos próximos anos.

52. Dedé (Cruzeiro) - Em tempos falado para o Benfica, o central brasileiro já não deverá estar ao alcance das águias (nem o Benfica quereria caso consiga manter Garay ao lado do capitão Luisão) mas outros clubes talvez estejam dispostos a pagar o necessário.

53. Edin Dzeko (Manchester City) - Por incrível que pareça, Negredo é neste momento o avançado com maior probabilidade de se manter em Manchester. Agüero poderá acordar alguns gigantes europeus e Dzeko poderia ser o sucessor de Lewandowski em Dortmund. Pellegrini parece querer continuar a contar com o avançado bósnio mas a Bósnia tem tudo para fazer um bom Mundial, ao ritmo de Miralem Pjanic e com os golos de Dzeko e Ibisevic. A ambição de Dzeko de deixar de ser o jogador que salta do banco para marcar pode pesar.

54. Josip Drmic (Nürnberg) - Mais provável do que Dzeko seria o Dortmund contratar Drmic. O jovem avançado suiço seria uma opção claramente mais em conta e tem sido bastante falado, mesmo depois de se saber que Klopp contará com Adrián Ramos no seu plantel da próxima época. Que mercado terá o brasileiro Raffael (Gladbach) e sobretudo o compatriota Roberto Firmino (Hoffenheim)?

55. André Gomes (Benfica) - Um cenário semelhante ao de Rodrigo (surgirá uns lugares acima). Um jogador com o qual o Benfica já fez dinheiro, e que por esta altura - leia-se, depois do Benfica-Porto - terá vários clubes interessados. Mónaco, Nápoles, clubes espanhóis, clubes ingleses... Ainda lhe falta conseguir jogar sempre como joga nos grandes jogos. Tal como Rodrigo, seria bom o Benfica conseguir manter André Gomes. Mas parece não estar nas mãos (asas) das águias.

56. Will Hughes (Derby County) - Com 19 anos, o médio de 1,85m é já um dos jovens ingleses com mais mercado na Premier League. Está mais do que pronto para dar o salto e será um garante de consistência no meio-campo da equipa pela qual assinar. Os rivais de Liverpool já foram associados ao jogador.

57. Wilfried Bony (Swansea) - A primeira época de Bony no Swansea correspondeu às expectativas. Embora a equipa do País de Gales tenha feito um campeonato muito abaixo do que tinha obrigação, salvou-se Bony. E estes 2 factos (boa época de Wilfried Bony e má época do Swansea) podem levar um clube doutro "campeonato" (Tottenham, por exemplo) a tentar contratar o avançado da Costa do Marfim. Benteke seria também uma opção com perfil semelhante que muitos considerariam mas a sua lesão deverá mantê-lo no Aston Villa.

58. Asmir Begovic | Ryan Shawcross (Stoke) - O guardião bósnio é indiscutivelmente um dos melhores guarda-redes a jogar em Inglaterra. Tem-se mantido no Stoke mas com a qualidade, reflexos e consistência que apresenta, o futuro reserva-lhes um emblema com outro peso. Está na hora dele, e o Mundial deve valorizá-lo. Relativamente a Shawcross, o raciocínio é em parte o mesmo. Esteve abaixo da sua incrível época de 2012/ 13 mas está a chegar àquela altura em que ou sai agora ou já não sai mais do Stoke. Uma incógnita a sua transferência, mas uma certeza o seu valor. Um grande central inglês.

59. Guilherme Siqueira (Granada) - Será que o Benfica irá desembolsar 7 milhões (opção de compra) para contratar Siqueira? O lateral brasileiro parece rendido a Lisboa e à dimensão do clube da Luz mas, caso o Benfica não esteja disposto a pagar tanto, terá garantidamente mercado e o Granada fará sempre dinheiro com ele neste Verão.

60. Kevin Volland (Hoffenheim) - Foi uma das revelações da Bundesliga e parece preparado para dar o salto. Embora não lhe fizesse mal ficar mais uma temporada no Hoffenheim, não temos noção quanto estariam os grandes clubes dispostos a pagar já pelo alemão. Certo é que se deixarem passar um ano, Volland será mais caro. Assentava que nem uma luva no Dortmund, resta saber se o clube amarelo e preto tem capacidade financeira para o contratar.

61. Memphis Depay (PSV) - A temporada do PSV tem sido negativa, mas Depay tem sido um dos factores positivos. Vai ao Mundial pela Laranja Mecânica e estará certamente no conjunto de 13/ 14 jogadores mais utilizados por Van Gaal durante a competição. É jovem (20 anos) mas a sua qualidade não engana e não deixa ninguém indiferente.

62. Domenico Berardi (Sassuolo) - Pertence, supostamente, em regime de co-propriedade (uma daquelas manhas estranhas dos italianos) ao Sassuolo e à Juventus. Com a excelente época que está a ter pelo Sassuolo e atendendo ainda à sua tenra idade (19 anos) a melhor opção seria a Juventus ficar com 100% de Berardi. Um dos grandes avançados do futuro no futebol europeu.

63. Bruno Martins Indi (Feyenoord) - Titular da Holanda, excelente jogador do Feyenoord (de volta ào seu nível de outrora) e mais um dos defesas que merece outros palcos.

64. Manuel Fernandes (Besiktas) - O médio português, um daqueles jogadores que merecia ter outra cabeça e que poderia ter tido outra carreira, acaba contrato em Junho. Há rumores na imprensa turca de que o Porto irá contar com o jogador formado no Benfica em 2014/ 2015. Seria uma contratação à Porto, que faz sentido a vários níveis.

65. Rémy Cabella (Montpellier) - Há uns tempos eram Belhanda e Giroud que brilhavam no clube que ganhou a Ligue 1 em 2011/ 2012, mas agora é Cabella o craque por aquelas bandas. Encaixa na política de transferências do Newcastle, mas terá certamente outros clubes interessados. Também a militar no futebol francês, o avançado camaronês Vincent Aboubakar (22 anos) poderá fazer as malas e sair do Lorient. Fez uma boa época e, a par com Alex Song, talvez seja um dos destaques dos Camarões no Mundial.

66. Danny Ings (Burnley) - o Burnley garantiu a subida à Premier League e muito deve à sua dupla de avançados - Vokes e Ings. O galês Sam Vokes, camisola 9 e 24 anos, tem algum mercado mas Danny Ings, camisola 10 e 22 anos, tem ainda mais e poderá chegar à Premier League mas para representar outro clube que não aquele que ajudou a promover.

67. Valentin Stocker (Basel) - Ano após ano a transferência de Stocker parece estar prestes a acontecer mas nunca se consuma. É um dos jogadores mais cotados do Basel, equipa com bastante reputação nas competições europeias recentemente, e em ano de Mundial poderá finalmente ser transferido. Bundesliga ou Premier League?

68. Daniel Agger (Liverpool) - Brendan Rodgers quererá ter um lateral esquerdo novo, mas talvez também queira um novo central. Skrtel é intocável para o fantástico técnico dos reds mas nesta recta final de época (também graças às lesões do dinamarquês) Sakho parece ter o lugar mais certo do que Agger. Daniel Agger, caso esteja no mercado, poderia ser uma opção mais económica do que Hummels ou David Luiz para o Barcelona, mas não é garantido que o Liverpool o venda. Ficar com Skrtel, Agger e Sakho seria o mais sensato.

69. Neto (Zenit) - Demorou a jogar sob o comando de Villas-Boas mas não tem o seu lugar seguro. É sabido que o Zenit quer Ezequiel Garay e Neto já foi insistentemente associado ao Benfica. É um central de qualidade mas, nesta conjuntura, apenas há a referir que Garay merece melhor destino do que os petro-dólares do Zenit.

70. Adam Johnson (Sunderland) - A inclusão de Adam Johnson nesta lista fará mais sentido caso o Sunderland desça de divisão. Johnson é craque e simplesmente não pode jogar no segundo escalão em Inglaterra. Mesmo que o Sunderland se aguente na Premier League, Adam Johnson merece estar num clube capaz de lutar pela Europa. Seria, por exemplo, um bom jogador para o Southampton, embora os saints tenham vários jogadores na formação com potencial capazes de jogar no flanco. O próprio Tottenham ficaria bem servido com o ex-jogador do Manchester City, que simplesmente não sabe jogar mal, e "à Robben", os seus movimentos são sempre os mesmos, mas resultam sempre.

71. Ashley Cole (Chelsea) - A probabilidade de permanecer no Chelsea é alguma coisa como 1%. Mourinho deu justamente a titularidade a Azpilicueta e Ashley Cole irá procurar novo clube no Verão. Um regresso ao Arsenal, uma estranha opção do Liverpool, um passo atrás no universo de clubes ingleses ou uma aventura no estrangeiro?

72. Loïc Rémy (QPR) - É de certeza um dos desejos de Alan Pardew para o Newcastle de 2014/ 15, mas Rémy parece querer um futuro mais significativo para si. Pouco fiel e com pouca vontade de permanecer no mesmo clube muito tempo, Rémy acha que merece um clube com outro estatuto, mas permanecer no Newcastle (mas a título definitivo) seria porventura a melhor opção. Garantido é que o QPR não conseguirá aguentar o francês.

73. Kevin Kampl | Alan | Sadio Mané (Red Bull Salzburg) - A grande época do clube austríaco vai levar a que a Direcção seja inundada com propostas, desmanchando-se uma equipa com uma capacidade ofensiva extraordinária. O treinador (Roger Schmidt) vai treinar o Bayer Leverkusen em 2014/ 15 e poderá eventualmente levar alguns elementos consigo. O extremo esloveno (falado já como hipótese para o Fenerbahçe), o avançado brasileiro e o velocista do Senegal são apenas 3 exemplos de jogadores que evoluíram, num plantel onde ainda se destacou Jonathan Soriano (com 28 anos a referência do Salzburg pode fazer o último grande contrato da carreira) e veremos qual o caminho dos jovens Valon Berisha e Martin Hinteregger.

74. Ander Herrera (Athletic Bilbao) - O Bilbao está a fazer uma boa temporada e Ander é um daqueles jogadores que enche o olho. Há vários bascos que podem mexer com a carteira dos melhores clubes europeus (Muniain, por exemplo, já teve mais mercado mas toda a gente sabe que é craque) e Ander Herrera é um daqueles jogadores que garante uma qualidade em posse assombrosa.

75. Alfred Finnbogason (Heerenveen) - O máximo goleador do futebol holandês (donde normalmente saem bons jogadores, embora pouco preparados para ligas mais intensas, a bom preço) já deve estar no radar de muitos clubes desde o início da época. Eminente um razoável encaixe financeiro para o Heerenveen, num ano em que também Aron Jóhannsson e Luc Castaignos se destacaram como goleadores na liga holandesa. Noutra liga, a belga, será Michy Batshuayi a mexer com o mercado, ele que já foi dado como pretendido por águias e dragões.

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (1-24)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (25-49)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (76-100)

0 comentários:

Enviar um comentário