26 de abril de 2014

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (76-100)

A época está a acabar, o Mundial está aí à porta e os rumores de transferências de jogadores (no estrangeiro e em Portugal) já começaram a ganhar forma. Num exercício especulativo, deixamo-vos 100 palpites de jogadores que irão agitar o próximo Verão, e algumas considerações. Tanto jogadores que pelo que fizeram nos seus campeonatos despertarão a cobiça, como elementos que têm tudo para fazer um bom Mundial ou ainda alguns jogadores que se deverão tornar excedentários nos seus plantéis.
    São palpites, e apenas isso, mas são 100 nomes a ter em conta, porque vão estar no radar de muitos emblemas. Neste primeiro artigo, poderão ver os primeiros 25 destaques.

76. Alex Song (Barcelona) - Será possivelmente um dos poucos destaques dos Camarões num grupo do Mundial onde Brasil e Croácia deverão seguir em frente. Todos temos saudades do médio que era Alex Song na sua derradeira época no Arsenal. Um regresso a Emirates ou uma transferência para um clube onde possa jogar a médio centro seriam positivos, isto caso ele se insira nos elementos vítimas de "vassourada" em Camp Nou.

77. Rafa (Braga) - Um diamante português em desenvolvimento. Quer no centro, quer na esquerda, o jovem do Braga já deliciou os adeptos logo na sua 1.ª época e concorrentes não faltarão ao Porto caso os dragões o queiram comprar. Com encaixes avolumados prestes a acontecer (Jackson, Fernando, Mangala) o Porto terá dinheiro para gastar e Rafa incorpora na perfeição o método de aquisições habitual do clube da Invicta. O Porto irá ainda assim enfrentar uma vasta concorrência de clubes com capacidade financeira. O Mónaco já foi associado ao jogador, bem como a Roma, outros clubes italianos e alguns alemães. Não se deve também retirar para já o Benfica da equação.

78. Mattia De Sciglio | Riccardo Montolivo (AC Milan) - Nos dois casos é improvável que abandonem Milão, mas o Mundial pode mudar as coisas. Montolivo é muito respeitado e acarinhado actualmente pelos adeptos mas, uma vez que poderá surgir em bom plano no Mundial, podem surgir propostas de clubes que lhe garantam maior sucesso desportivo. De Sciglio, o "novo Maldini" (um exagero para já, claro) é um nome a reter sobretudo se tiver bastantes minutos no Mundial. Com 21 anos tem um futuro muito prometedor mas tirá-lo do clube no qual se formou não será fácil.

79. Tom Ince (Blackpool) - O filho do histórico Paul Ince vai garantidamente provocar muitas dores de cabeça e encher páginas de jornais em Inglaterra. Está emprestado ao Crystal Palace, Pulis quer contar com ele a título definitivo, mas não lhe tem dado uma motivadora titularidade absoluta. Ince poderá assim ponderar outras propostas, e vai de certeza assinar por um clube da Premier League.

80. Fabian Schär (Basel) - Mais um dos centrais do futuro, mais um suiço que vai estar no Brasil e que tem cada vez mais mercado. Exímio marcador de grandes penalidades, muito forte no jogo aéreo e com grande estampa física, Schär não durará muito mais tempo no seu país.

81. Bebé (Manchester United) - Pertence ao Manchester United, está emprestado ao Paços Ferreira. Todavia, depois da sua melhor época de sempre, está na altura de Bebé assinar por um clube português capaz de o fazer dar o salto. O potencial está lá todo, mas ainda falta ser constante e aceitar que teve um hype desmedido e precoce sem justificação. Os 3 grandes são candidatos. Sporting e Porto seriam cenários mais adequados, mas o Manchester United pode querer incluir Bebé caso negoceie William Carvalho ou Garay com leões e águias, respectivamente.

82. Gareth Barry (Manchester City) - Não há muito a dizer neste caso. Depois da brilhante época que está a ter no Everton, por empréstimo do City, a melhor opção seria rumar ao Everton de vez. A qualidade que a dupla Barry-McCarthy confere será algo que Martínez não quererá abdicar no Everton versão 14/ 15.

83. Éverton Ribeiro (Cruzeiro) - Que é craque ninguém duvida, mas falta-lhe provar que é capaz de mostrar na Europa, a um ritmo e intensidade totalmente diferentes, aquilo que faz dele um dos melhores do Brasileirão.

84. Álvaro Morata (Real Madrid) - É um alvo de mercado consistentemente associado ao Arsenal e a equipas italianas e talvez saia mesmo neste defeso. O Real parece querer comprar um avançado e o espaço de manobra de Morata no plantel merengue pode ficar menor, até porque a evolução (embora travada pela lesão) que Jesé conseguiu ter, Morata ainda não a teve.

85. Alexandru Maxim (Estugarda) - Pouco falado e com "pouca imprensa", Maxim tem sido um dos principais destaques do Estugarda neste ano e, dada a má classificação do clube alemão, vários jogadores poderão rumar a outras equipas. O romeno Maxim é um dos exemplos, ao qual se juntam Harnik, o jovem avançado Timo Werner e o japonês Sakai. No seu país de origem, os jovens Stanciu e Iancu do Steaua podem também despertar alguma cobiça, embora ainda estejam uma fase bastante precoce da carreira.

86. Mateo Musacchio (Villarreal) - Depois de algumas épocas sem conseguir mostrar o seu real valor, Musacchio foi peça importante na boa temporada do Villarreal na La Liga. Teve uma evolução semelhante à de Fazio no Sevilha e poderá ser objectivo de equipas de nível médio alto no panorama europeu.

87. Dória (Botafogo) - Tal como Dedé, é um dos grandes centrais do futebol brasileiro. É mais novo e por isso tem também mais tempo para sair do Brasil mas veremos o que o futuro lhe reserva. Portugal não seria um destino impossível, visto que cada vez mais os empresários e fundos brasileiros encaram o futebol português como um campeonato no qual o jogador se adapta rapidamente, tendo uma rampa a curto-médio prazo.

88. Éder (Braga) - Saindo do Porto Jackson Martínez, Éder será garantidamente uma das primeiras opções que passará pela cabeça de Pinto da Costa e da Direcção portista. Reúne todas as condições para ser o avançado titular de Portugal e uma transferência para o Porto seria um passo importante na sua carreira. Será que teremos novo Porto-Benfica na luta por um jogador?

89. Matthias Ginter (Friburgo) - Diversas vezes associado ao Arsenal, Ginter está a crescer de época para época e poderá ser no Verão de 2014 que dá o salto. Premier League ou um clube melhor da Bundesliga (foi já várias vezes associado também ao Dortmund)?

90. Evandro (Estoril) - Marco Silva deve despedir-se no fim da época de um dos seus melhores jogadores. Evandro joga, faz jogar e a sua reputação tem crescido a olhos vistos. O destino é ainda incerto, com clubes portugueses, espanhóis, franceses e do leste europeu interessados no jogador.

91. Aymeric Laporte (Athletic Bilbao) - Talento não falta ao jovem central basco do Athletic Bilbao. Laporte tem sido associado ao Barcelona e é juntamente com Ander um dos jogadores mais pretendidos do Bilbao. Quem o adquirir estará a comprar um dos futuros centrais de La Roja, mas sendo tão novo talvez fique no seu clube mais uma ou duas épocas.

92. Joel Campbell (Arsenal) - Contratado pelo Arsenal, Joel Campbell mostrou ter valor quando emprestado ao Lorient e reforçou essa qualidade esta época no Olympiakos. Vai estar no Mundial pela Costa Rica (a tal selecção que está inserida no grupo com Uruguai, Inglaterra e Itália) e até pode acontecer que o Arsenal conte com ele.

93. Paulo Oliveira (Vit. Guimarães) - É indiscutivelmente um dos melhores centrais portugueses da sua geração e o Guimarães não o conseguirá aguentar por muito mais tempo. Fala-se do interesse do Sporting e seria uma excelente aquisição para a turma de Leonardo Jardim. As exageradas mas compreensíveis comparações com Ricardo Carvalho fazem-no ser também um possível alvo do Porto.

94. Derley (Marítimo) - Quando um jogador consegue ter o impacto que Derley teve no nosso campeonato na sua 1.ª época, o salto para um grande torna-se uma hipótese não tanto remota. O Sporting contratou Héldon e poderá agora tentar juntar Derley aos seus quadros. Certo é que os leões precisam de comprar bem e barato, e têm privilegiado o mercado interno, e o Sporting precisa de um plantel com mais soluções caso queira elevar a fasquia e os seus objectivos na próxima época.

95. Ross McCormack (Leeds United) - O máximo goleador do Leeds e do Championship está a chegar àquele momento da carreira em que o seu futebol pede Premier League. O Leeds teima em não subir, mas McCormack (que esteve perto de assinar pelo Sunderland no Inverno) tem que subir de escalão. É uma boa opção tanto para as equipas promovidas como para algumas que já estão na Premier League.

96. Ricardo (Académica) - O guardião da equipa de Coimbra termina contrato em Junho e vai-se tornar um jogador livre para decidir o seu futuro. Já se falou no interesse do Porto mas, tendo os dragões Hélton e Fabiano, o Braga seria, achamos nós, uma opção melhor para a carreira de Ricardo. Isto tendo em conta que Eduardo está emprestado pelo Génova e a sua época não justificou propriamente a compra em definitivo.

97. Candeias (Nacional da Madeira) - Daniel Candeias vai garantidamente rumar a outras paragens neste defeso. Rei das assistências no nosso campeonato, Candeias foi já várias vezes falado para reforçar o Braga e talvez isso venha mesmo a tornar-se uma realidade neste Verão. Tanto ele como Pedro Moreira (Porto B) são desejos de António Salvador para recuperar o estatuto alcançado pelo Braga e perdido nesta época graças a vários erros. Foram também já dadas notícias de um interesse do Benfica, a aproveitar a saída a custo zero do jogador português. É mais provável Candeias rumar a Braga, mas a Luz não é um destino impossível (ainda não é perceptível a dimensão da "nacionalização" de que LFV falou, e o Benfica até pode querer antecipar-se comprando Candeias para depois o utilizar como moeda de troca).

98. Adriano (Gil Vicente) - Outro dos grandes guarda-redes do nosso campeonato e que também termina contrato em Junho. Adriano faz defesas impossíveis, surge sempre em bom plano contra os grandes e evitou o descalabro em vários jogos. Outra boa hipótese para o Braga, também com 31 anos tal como Ricardo.

99. Sami (Marítimo) - Foi dado como certo no Sporting mas os leões já negaram taxativamente que Sami venha a fazer parte do plantel da próxima temporada. Sami vai sair a custo zero do Marítimo em Junho e qualquer clube da liga portuguesa ficaria bem servido com o jogador guineense. Temos a sensação que seria capaz de lidar bem com grandes palcos, sem acusar o peso da camisola, e sempre nos pareceu um jogador que o Porto tentaria contratar. Estoril (seria uma grande contratação, e encaixava na perfeição no modelo de jogo) e Braga seriam outras opções. Danilo Dias termina contrato também em Junho e o Braga, mais neste caso, parece ser um destino bastante lógico.

100. Ali Ghazal (Nacional da Madeira) - O médio defensivo egípcio do Nacional despertou a cobiça de Sporting e Porto. Com as vendas a curto prazo de William e Fernando, Ghazal parece ser forte candidato a sucessor de ambos. Anderson Esiti, do Leixões, parece ter no entanto maior qualidade, mas ao contrário do egípcio não tem ainda experiência de primeiro escalão. Filipe Augusto (Rio Ave) será outro médio bastante abordado nos próximos tempos, numa equipa que chegou a 2 finais e na qual elementos como Marcelo, Ukra e Hassan também terão visto a sua cotação crescer.

100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (1-24)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (25-49)
100 Alvos de Transferência no mercado de Verão (50-75)

0 comentários:

Enviar um comentário