12 de maio de 2012

Imagens Inspiradoras... ou Só Rabiças

    Olha... também voltei à escrita de temas que nos dão na tola... Isto dos dias estarem solarengos e calorosos aumentam a nossa vontade de escrever. Qual rezar a Deus ou a Maomé para ter força de vontade! A nossa inspiração está no sol... Somos uns Teletubbies másculos, na verdade.

    E o meu tema recai mesmo na inspiração. Toda a gente já se apercebeu que está na moda criar e partilhar as ditas "Imagens Inspiradoras". Epá... muita giro e tal... mas para mim isso é tudo muita rabiças. Tudo bem que queiram partilhar uma das frases de Thoreau (que por sinal até são boas)... Mas para quê colocar a frase sob uma imagem em que são folhas de Outono a cair e com o sol a brilhar em segundo plano? Serei o único a achar que as folhas de Outono são dispensáveis e que até tornam tudo muito larilas? É provável que seja.

    Antes de passar a uzucrinar as tais frases inspiradoras, tenho a dizer que tive de entrar numa das várias «Páginas de Gaja do Facebook». Julgo que não há rótulo melhor que este. As «Páginas de Gaja do Facebook» contêm todas as imagens que supostamente inspiram as pessoas. Entrei num mundo em que nunca esperaria entrar. Mundo esse que contém imagens com muito amor, paisagens e mulheres muito felizes. Naveguei por este mar adentro e pesquei estes tesourinhos para fazer troça. Comecemos!


    Há frases que não são assim nada de extraordinário, mas que pelo simples motivo de estarem sob a imagem de um ser humano com bastante poder social, tornam-se logo excelentes. Ora vejamos:

«Ri tanto como respiras e ama enquanto vives» - Se fosse uma pessoa banal a dizer isto, como eu, provavelmente chamavam-me bêbedo, drogado ou sensível (eufemismo utilizado para maricas). Mas como foi o Johnny Depp que a proferiu, a frase ganha uma pinta do caraças e torna-se extremamente profunda. Se arranjarem uma imagem do João todo pintarolas e escreverem por cima «Vive a Vida»... Toda a gente vai achar esta afirmação bué da cena. Porquê? Porque foi o Johnny que disse e não o Tó Mané.



«Não devem perder fé na humanidade. A humanidade é um oceano. Se algumas gotas do oceano estiverem sujas, o oceano não fica sujo» - Uma frase de Gandhi que, se fosse proferida pelo Cajó, toda a gente contra-argumentava o Cajó! "Oh Cajó, mas isso não é bem assim... Se todos pensarem dessa maneira o mundo tá perdido, Cajó!" e rapidamente caíam em cima do pobre Cajó que pensava estar a dizer a frase da sua vida... Contudo, como foi o Mahatma, quase ninguém se atreve a contestar e todos elogiam a sua sabedoria por proferir tais palavras. Mahatma foi um bom ser humano e deixou-nos citações bastante boas fruto do seu rico cérebro. Mas eu decidi pegar numa que não é assim grande espingarda.


    Depois existem aquelas imagens que toda a gente partilha em que a frase nada tem a ver com a imagem. Não existe a relação imagem-frase. Se não existe, porque é que escolheram aquela imagem? É arte! Quando não se sabe explicar uma coisa usa-se sempre a expressão "É arte!" - a coisa morre logo ali. 

Pessoa: "Oh Emílio, porque é que escreveste "A Vida é Bela" sobre uma imagem do Rio Trancão?"
Emílio: "É arte!"

    E com isto o Emílio matou a conversa e insultou camufladamente a pessoa chamando-lhe inculta por não saber encontrar o sentido do seu trabalho e não perceber nada de arte.

«Eu devia ter-te dado uma razão para ficar» - Está bem. Sim senhor, uma frase normal com a qual as pessoas se poderiam identificar. Imagem - a mistura do reflexo de uma pessoa com uma mata... É complicado arranjar uma conexão entre uma pessoa sozinha na mata com a necessidade de ter outra pessoa por perto. E a única ligação que encontro é um bocado para o badalhoca ou para o sádica. Não vejo o que se pode praticar mais na mata, sinceramente.




«Nunca aceites ser a segunda escolha de alguém. Tu mereces melhor» - Eia... Muita bem! Sim senhor! Esta frase fez-me sentir muito melhor e a partir de hoje vou ser uma pessoa diferente. Falando um nada mais a sério, a frase apesar de ser um pouco óbvia, não é excessivamente parva. Contudo, é-me novamente difícil relacionar a frase a uma imagem com canoas numa praia deserta... Será que o autor quis dizer "Nunca aceites ser a segunda escolha de alguém. Tu mereces estar na sombrinha duma árvore situada numa praia deserta com canoas"? Deve ser isso... É... É mesmo isso. Só pode.



    Ainda há aquelas imagens em que existe relação imagem-frase, mas como a expressão é algo abrangente, acabam por escolher o pior dos sentidos. E uso como exemplo a publicidade da «Diesel»:

«Os inteligentes podem ter cérebro, mas os estúpidos têm as bolas.» - Uma afirmação que influencia as pessoas a guiarem-se mais pelo coração, espontaneidade e pela maluquice ao invés de se colarem ao suposto correcto. Contudo, usaram a imagem de uma jovem rapariga que usou um escadote para chegar à câmera de vigilância e mostrar seus seios... Muita bem, ouve lá! Uma frase com potencial e o que é que eles sugerem às raparigas? "Sejam bardajonas! Subam todas a um escadote e deixem os vossos seios ao léu para o regozijo dos vigilantes e quiçá de umas quantas pessoas da internet! Para quê ser uma rapariga normal e tê-las naturalmente tapadas? Sê diferente! Mostra as tuas mamas às pessoas e serás mais feliz!" - Diesel, Diesel... como se as porcalhonas fossem poucas...

    E das bardajonas passamos para aquelas imagens em que é a frase que, se pensarmos bem, não faz assim tanto sentido. Pode soar profundo, mas se a racionalizarmos... verificamos que faz pouco sentido. Ora atentemos:

«O que importa é partir, não é chegar» - Frase de Miguel Torga. Portanto o Miguel está a dizer que chegar não é importante. Porém, Miguel, posso dizer-te que para poderes partir, precisas de chegar. Desta é que não estavas à espera, Miguel. Assim sendo, isto faz com que o "chegar" seja também importante. Na minha óptica, é importante partir e chegar. Mas isto sou eu que digo. E quem sou eu? Provavelmente um bêbedo ou um drogado, respondem vocês.




«Cai sete vezes, levanta-te oito» - Está boa. Para quem lê isto sem pensar muito, é capaz de ser motivacional. A mim não me motiva nada, confesso. Porque se eu cair sete vezes, como é que posso levantar-me oito? Se caio sete vezes, levanto-me... sete. Como é que me vou levantar oito se após me levantar sete vezes estou de pé? A não ser que esta frase japonesa tenha uma conotação marota... Aí já consigo perceber quem é que se levanta na oitava vez... E assim também já se fica a saber um pouco mais da rapariga da imagem. Sua maluca...




    Por fim, destaco aquelas imagens com frases cheias de bazófia. Estas frases têm o intuito de destacar a personalidade da pessoa. No fundo é um "Olhem para mim que tenho uma personalidade bué lixada! Sou tão forte emocionalmente e isso dá-me tanta pausa!" - fiquemos com o exemplo:

«Se a minha felicidade te incomoda, cuidado, o meu sorriso pode acabar contigo» - Eia! Muita bem! Cuidado com ela que está tão feliz que incomoda os outros e se sorri acaba com eles! Fogo... Que personalidade do caraças, ouve lá! Não se metam com ela porque ela é bué forte emocionalmente e nada a afecta... O que é que a moça pretende ao postar esta imagem? Atenção, é a minha resposta. O que faz com que tudo isto seja uma verdadeira antítese porque uma pessoa que necessita de atenção e de se gabar, não tem uma personalidade assim tão forte como diz ter, na minha opinião.

    E assim termino o meu texto palerma sobre imagens e frases inspiradoras que tanto circulam nas redes sociais. E porque é que escrevi sobre isto? Porque tudo em demasia, enjoa. E o uso excessivo desta nova moda, enjoa um pouco. "Então mas há boas imagens com uma boa relação imagem-frase!" - há sim senhor. Mas não são assim tantas. A maior parte são frases verdadeiras banais conjugadas numa imagem que por sua vez tornam a coisa muito cool e as pessoas gostam. E assim me despeço de vocês, meus grandes humanos. Voltarei a escrever assim que me der na cabeça falar sobre um tema estúpido que em nada vos enriquecerá. TM

1 comentários: